sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Tecnologia a Serviço da Educação em Saúde


A tecnologia pode influenciar e alterar nosso modo de
Vida. Pode determinar modificações significativas em diversos campos tais como o
social, o econômico e o ambiental. “A tecnologia é empregada
para controlar, transformar ou criar coisas ou processos naturais
ou sociais”

A Tecnologia pode influenciar e alterar o modo de vida da população e determinar modificações significativas nos campos social , econômico e ambiental.Segundo alguns autores a Tecnologia pode inclusive ser utilizada para “controlar, transformar ou criar coisas ou processos naturais ou sociais”.


O uso de Tecnologia em Saúde é controverso na medida em que pode se tornar um fim em si e dispender um grande volume de recursos financeiros. Entretanto o seu uso é crescente tanto pelas necessidades de mercado quanto pelos benefícios que ela incorpora nas diversas aplicabilidades relacionadas a cada atividade desempenhada.

Na saúde como um todo e mais especificamente na medicina, o uso continuado e crescente de novos recursos tecnológicos tem contribuído tanto nos procedimentos diagnósticos, como nos terapêuticos além de colaborar de forma decisiva nos processos educacionais - transmissão do conhecimento e no gerenciamento dos dados relacionados aos pacientes.

O uso de determinados recursos tecnológicos para transmissão de informações em saúde é bastante comum na medida em que várias ferramentas tecnológicas facilitam tanto a preparação , pesquisa e compilação de dados para elaboração de conteúdo , quanto propiciam os mecanismos de transmissão da mesma , bem como auxiliam na formatação da mensagem a ser transmitida. Quando se pretende utilizar recursos tecnológicos para transmissão de informações em saúde , algumas etapas devem ser cumpridas. 


Inicialmente é preciso selecionar cuidadosamente o conteúdo a ser transmitido inclusive, se possível, a análise do eventual impacto causado pela divulgação daquela informação.Em seguida deve-se definir os públicos entre os quais a informação será trocada.Essa transmissão pode ocorrer entre grupos de profissionais da mesma área de atuação , entre grupos de profissionais de áreas de atuação diferentes , entre profissionais e públicos de áreas técnicas , entre profissionais e públicos leigos , sem nenhum tipo de formação na área de saúde assim como a população em geral. 


Outra questão é procurar definir com clareza a questão do  tamanho da população que deverá receber a informação transmitida. Em termos gerais pode-se afirmar que , quanto maior a população alvo da mensagem , mais simples e objetivos devem ser os conteúdos e forma do que esta sendo transmitido.  

A informação em saúde têm na sua transmissão uma série de entraves que vão desde a dificuldade dos termos técnicos até a questão estrutural de na maior parte das vezes constituirem-se conhecimentos empíricos de difícil entendimento imediato sem um background adequado. Desta forma os recursos de Tecnologia da Informação podem ser utilizados tanto na constituição da metodologia de transmissão do referido conhecimento como na elucidação de conteúdos por si relativamente complexos.


O formato como essas informações são transmitidas também influenciam na percepção da mensagem.Filmes e animações eletrônicas têm maior possibilidade de serem assimilados do que textos lidos sem cobertura adequada de imagens.

Assim os métodos que se utilizam de multimídia com imagens , textos e filmes com animações gráficas elaboradas pelo computador podem descontruir rapidamente um grande volume de informações para que sejam reconstruidas no cérebro do leitor de forma organizada possibilitando entendimento claro da informação transmitida.

O filme acima é um bom exemplo da utilização adequada de recursos de tecnológicos para Educação em Saúde.Trata-se de uma explicação detalhada sobre as consequências da proliferação bacteriana na cavidade oral. As imagens são bastante corretas sob o ponto de vista científico e , ao mesmo tempo de fácil assimilação . A animação gráfica funde-se com a imagem real da boca com naturalidade e o texto tem um encadeamento compassado . A narração , feita através de uma voz feminina , possibilita entendimento claro das informações e é feita de forma tranquila porém firme , num leve estado de alerta.

O filme dura exatos 3 minutos e 17 segundos , um tempo que estimula o acompanhamento total da sua transmissão. Ao final , têm um viés comercial , com a apresentação dos patrocinadores mas de forma sutil desvincula o conteúdo principal com esta cena. Facilita a assimilação dos dois conteúdos.

Por fim, utiliza-se da divulgação através do You Tube criando um processo de marketing viral que deverá reproduzir a mensagem em grandes proporções. Poderá ser incorporada em blogs , ser veiculada nas redes sociais tipo Facebook, disseminar-se através do Twitter , dentre tantas outras opções. É importante ressaltar que esta estratégia de divulgação também pode ser considerada Tecnologia da Informação , na medida em que utiliza metodologias inovativas para disseminar conteúdos relevantes através de recursos altamente tecnológicos.

Pode ser utilizada em cursos palestras , ser reproduzida em qualquer local que tenha um notebook ou um personal computer. Ser carregada através de mídias como cd, dvd, pen drives ou ficar depositada na nuvem de informações que constitue hoje o arcabouço da rede global de informações.

Omar Taha

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