quarta-feira, 26 de maio de 2010

Responsabilidade social começa em casa

As clínicas radiológicas vêm cada vez mais sendo administradas dentro de modernas técnicas de gestão, ou seja, com planejamento estratégico, gestão de custos, aquisição de equipamentos dentro de um plano de negócios , políticas de recursos humanos dentre outras.Um dos aspectos fundamentais a serem considerados são as políticas de responsabilidade social.

A preocupação com a responsabilidade social esta ligada tanto à questão ética do cumprimento de normas adequadas de convivência social como da constatação da importância da empresa inserida dentro de uma comunidade.A empresa têm uma responsabilidade social e uma parte da percepção que os clientes têm da mesma esta relacionado a forma como este papel é desempenhado.

As maioria das clínicas médicas em geral já cumprem um papel social importante na medida em que fornecem um serviço essencial à comunidade, inclusive com custos competitivos, muitas delas vinculadas inclusive ao SUS Sistema Unico de Saúde ou ao Sistema de Saúde Suplementar.

No caso das clinicas radiológicas algumas particularidades devem ser consideradas. A primeira esta relacionada ao fato de trabalhar com radiação ionizante, potencialmente nociva aos clientes e ao meio ambiente. Além disso, existe a questão da utilização de substâncias químicas em reveladores e fixadores para filmes radiológicos para empresas que não dispõe de radiologia digitalizada ou computadorizada ( CR ou DR) , condição da maior parte das clinicas em nosso meio.

As normas da vigilância sanitária são muito claras neste sentido e o não cumprimento das mesmas é passível de sanções, multas e até fechamento do estabelecimento dependendo da gravidade do crime ambiental cometido. Este é um fator imprescindível: toda clinica radiológica deve ter um Plano de Gerenciamento de Residuos e deve cumprí-lo à risca.Além, disso as condições de utilização de equipamentos que geram, radiação ionizante como os aparelhos de raios x , tomógrafos, mamógrafos devem ser rotineira e exaustivamente checadas com o objetivo de evitar o dano ao paciente e ao meio ambiente.

Por outro lado existem outros aspectos à serem considerados e a maior parte está relacionada à políticas de recursos humanos. A sua clinica emprega radiologistas, técnicos, enfermeiras, auxiliares, etc..? Caso a resposta seja afirmativa é preciso analisar de que forma estão vinculados à empresa; quais os benefícios proporcionados à estes servidores e aos seus familiarres; se eles estão incluidos em programas de treinamento e qualificação profissional.

É preciso estar claro ao radiologista ou ao administrador que a política de responsabilidade social prioritária é com os funcionários da empresa. Muitas vezes ocorre o paradoxo de empresas que propalam uma série de benefícios à comunidade sem que, no entanto, seus funcionários estejam devidamente registrados e incluídos em programas de qualificação profissional, por exemplo.

É claro que este processo começa efetivamente com a implantação de modelo de gestão um pouco mais descentralizado, mais participativa dentro da clinica o que implica em alterações nos modelos administrativos.

Portanto a responsabilidade social em radiologia, como em outros setores empresariais e de prestação de serviço começa em casa.

Um comentário:

Mazzali disse...

Ótimo texto Omar! Parabéns por trazer à discussão esse tema.
Grande abraço!