quinta-feira, 5 de maio de 2011

Visões da JPR 2011

Torna-se cada vez é mais difícil capturar tudo o que acontece na Jornada Paulista de Radiologia devido a grandiosidade do evento e às inúmeras atividades que ocorrem simultaneamente, todas interessantes e carregadas de significado para os participantes. Doze mil pessoas, incluindo participantes, conferencistas , coordenadores , expositores e visitantes circularam pelos amplos salões do Transamérica Center nos dias 28 de abril à 1 de maio desenvolvendo atividades científicas , culturais , sociais e comerciais. Foram oferecidos cursos em 25 sub-especialidades conduzidos por 312 professores do Brasil e 54 professores de outros países.



O gigantismo do evento impressiona até que, aparentemente esta acostumado com isso, como por exemplo, o Dr. George Bisset III, que é presidente do RSNA , que organiza o maior evento do mundo no setor em Chicago - EUA. Dr. George afirmou estar bastante empolgado com a JPR não somente pelo gigantismo, mas também pela qualidade da programação científica. Observou o crescimento da JPR desde quando esteve aqui pela última vez em 1997 quando o evento era realizado em outro local.



Aliás, um dos pontos altos da JPR este ano, sem dúvida, foi a palestra de abertura realizada pelo médico , que é radiologista pediátrico em Houston.Na sua aula de abertura abordou o tema “Uso de Tecnologias para Ensino de Radiologia” e como não poderia deixar de ser abordou a importância das ferramentas eletrônicas. De início ironizou dizendo que “aprendemos medicina da mesma forma como nos tempos de Hipócrates” e pouco mudou no formato de transmissão de conhecimento formal ao estudante e residente.



Entretanto as novas modalidades de ensino levam em consideração pesquisas que demonstram uma relação crescente entre aprendizado e formas de treinamento que vão desde a simples leitura de um texto, uma aula convencional onde um professor ensina e dezenas de alunos aprendem, treinamentos práticos e o próprio aluno ensinar outras pessoas. Segundo Bisset essas formas de aprendizado diferenciam sobremaneira a capacidade de retenção do conteúdo ensinado.



Destacou as mudanças implantadas recentemente no site do RSNA com a implantação da ferramenta myRSNA que customiza a utilização do site. Os médicos cadastrados no RSNA podem ter experiências diferentes na utilização de acordo com o seu comportamento em navegação além da possibilidade de escolhas de serviços e utilidades do site. A conexão entre o site do RSNA e revidtas de porte como o Radiology, Radiographics e outras possibilita inclusive que o médico internauta salve on-line e off-line textos que pretenda ler depois formando assim um banco de dados de interesse exclusivo e específico.



Ausências e destaques



A abertura da JPR 2011 teve como destaques a posse do Dr, Ricardo Baaklini que assume a presidência da SPR, a homenagem ao radiologista Zé da Luz de Ourinhos e ao Dr. Leonard Berlin. Outro destaque foi a entrada do Professor Giovanni Cerri, radiologista que atualmente é Secretario de Estado da Saúde de São Paulo, que chegou atrasado, mas tomou assento à mesaNo discurso de despedida o Dr Tufik Bauab, presidente da SPR que deixa o cargo, “brincou” dizendo que se precisar fica mais um tempo no cargo “não tem problema” deu o tom de descontração do evento.



A mesma descontração ainda não está evidente no relacionamento entre a Sociedade Paulista de Radiologia e o Colégio Brasileiro de Radiologia desde que o candidato paulista Dr. Renato Adam Mendonça sofreu derrota frente ao Dr. Manoel Aparecido de Brasília. Dr. Renato coordenou mais uma vez a parte científica da Jornada Paulista que esteve impecável. Dr. Manoel não teve participação no evento, como era comum acontecer em outras ocasiões.



Outro destaque da abertura foi a presença de presidentes de 8 sociedades de radiologia latino americanas com destaque para o Chile que era parceiro da JPR nesta edição.



Área comercial reage em 2011



Depois de um discreto refluxo nos últimos anos, a área comercial da JPR voltou a crescer desta feita com a apresentação de 80 expositores que apresentaram as últimas novidades do setor de Diagnóstico por Imagem no Brasil e no mundo. Como sempre os principais lançamentos e novidades ficaram por conta da Siemens e da GE Healthcare que apresentaram vários equipamentos, alguns lançamentos mundiais, como por exemplo a nova linha Volusom de aparelhos de ultra-sonografia ( E6 e E8 respectivamente).



A incorporação da coreana Medison pela Samsung aparentemente não criou problemas, pelo menos neste primeiro momento e a análise de mercado é de que a fusão será benéfica para as duas empresas e provavelmente também para os clientes.



Outro destaque bastante evidente foi o crescimento da área de TI na feira comercial com dezenas de empresas voltadas para divulgação de sistemas PCS – RIS , sistemas de captura de imagem , monitores de alta resolução , e empresas de teleradiologia. Os destaques ficaram por conta da Macrotec, CSoftware, Ecomed, Microdata e Manager Systems que apresentou o programa Astraia um dos melhores do mundo para processamento de dados ultra-sonográficos.



Empresas interferem no setor de palestras positivamente



As empresas tem interferido no setor de palestras da JPR de uma forma bastante positiva tanto com os cursos do meio dia – cursos específicos de áreas de modalidade que são realizadas no período do almoço, até palestras magnas como a patrocinada pela Medical Systems que trouxe o ex-ministro Mailson da Nóbrega para falar sobre conjuntura econômica.



O ex-ministro fez uma palestra bem didática sobre os movimentos econômicos do Pais nas ultimas décadas e acenou com cenários bastante otimistas para os próximos anos , com exceção de questões pontuais como a inflação que vêm se insinuando novamente em nosso meio, a relativa falta de autonomia do Banco Central -  reivindicação antiga do setor econômico que parece estar sofrendo um retrocesso no Governo Dilma e a dificuldade de alguns mercados , como o europeu , por exemplo de se recomporem após a crise mundial. De qualquer forma a mensagem de Mailson é bastante positiva de que “o Brasil é mais forte do que tudo isso e pode reagir muito bem” tornando-se a nação de grande poder econômico que todos almejam    



Inovação em Confraternização



As equipes organizadoras da JPR 2011 conseguiram inovar também no quesito confraternização com a criação de novos eventos e festas para os participantes. Além dos já tradicionais coquetéis de abertura e jantar dos professores propôs também um evento de integração entre os participantes que , aparentemente , teve boa aceitação.



Foi uma festa organizada no Espaço Noah, próximo ao Transamérica que os participantes da JPR poderiam ir por adesão e cerca de 800 convidados compareceram e se divertiram bastante.



Área Científica têm destaques na Radiologia Pediátrica



Além dos já conhecidos eventos padronizados eventos da JPR como o BIRADS o Curso AVR, os cursos para Técnicos e Tecnólogos os curso da AFIP dentre outros a JPR conseguiu este ano oferecer um grande destaque para a Radiologia Pediatria por obra dos profissionais brasileiros como Dr. Antonio Soares de Souza de São José do Rio Preto, Dr. Pedro Daltro do Rio de Janeiro, Dra Dolores Saab de Curitiba, Dr. Mateo Baldisserotto de Porto Alegre dentre outros que trouxeram expoentes mundiais como o Dr. George Bisset III , já mencionado e a Dra. Marylin Sigel que também é destaque mundial nesta área.



Temas muito interessantes como Angioressonância, uso de PET CT em dezenas de patologias e redução de doses em tomografia foram destaques além de novos enfoques para temas aparentemente comuns como tumores ovarianos , marcadores fetais em sono embriologia , gravidez ectópica , câncer de próstata e patologias mamárias.



Enfim, uma jornada que valeu a pena participar em todos os sentidos valorizando tanto o ensino como a cultura médica do setor de diagnóstico por imagem.



Omar Taha











Nenhum comentário: